Mesa redonda

“Acessibilidade no Desenho de Interfaces de Software”

Integrantes da mesa:​ Profa. Dra. Raquel Prates [DCC/UFMG], Gisely Bernardino [CI&T], Adriano Oliveira [DTI], Profa. Dra. Gláucia Braga [IEF/UFV – Moderadora]

Vagas: 175

Resumo: Venha discutir conosco este tema tão importante para o projeto e desenvolvimento de sistemas de software que sejam, de fato, inclusivos!

Profa. Dra. Raquel Prates: Raquel possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). É professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2006. Fez um pós-doutorado na Pennsylvania State University, no College of Information Systems and Technology de agosto de 2014 a julho de 2015. Sua pesquisa é em Interação Humano Computador e Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia semiótica, interação humano-computador, avaliação de interfaces, comunicabilidade, design de interfaces e programação por usuário final. É membro da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC) da SBC desde 2017 e membro consultivo da Comissão Especial de Sistemas Colaborativos (CESC) desde 2020, tendo atuado como coordenadora da CESC de 2015 a 2019 e da CEIHC de 2006 a 2010. Ela também foi a representante da SBC na IFIP TC13- Human-Computer Interaction Group from 2013 to 2017, e membro do Comitê Executivo do SIGCHI de 2001 a 2004. Atua desde 2020 como uma das editoras da Communications in Computer and Information Science da Springer. Participa como membro de diversos comitês de programa nacionais e internacionais de conferências nas áreas de IHC e Sistemas Colaborativos.

Gisely Bernardino: Engenheira de software na CI&T, com formação em Ciência da Computação pelo UNIBH, Co-fundadora da Desplugue-se. Gisely, possui experiência em desenvolvimento de aplicações web. Tendo se especializado e apaixonado a cada dia pela Acessibilidade na Web, por acreditar que é necessário tornar a web cada vez mais inclusiva. Curiosa e entusiasta pela tecnologia, adora pesquisar sobre a integração entre a computação e a natureza. Está sempre na luta por um ambiente cada vez mais diverso, respeitoso e inclusivo.

Adriano Oliveira: Adriano é product designer na dti, com foco em transformação digital. Já passou também pelo Cifra Club e Palco MP3, atuando como UX/UI designer. Nas horas vagas, faz review de filmes de terror e ilustrações.

Profa. Dra. Gláucia Braga: Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, com Mestrado e Doutorado em Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. Atualmente é professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Tem experiência e interesse nas seguintes sub-áreas da Computação: Tecnologias Semânticas, Ambientes Colaborativos, Modelagem de Sistemas e Processos de Software.